Home > Cultura > Arte que cabe em cinco minutos

Arte que cabe em cinco minutos

Quanta arte você consegue fazer em cinco minutos? O grupo Rede Panorando Produções Artísticas propõe um desafio nesses moldes para artistas, grupos independentes e companhias de circo, dança, teatro e performance, durante o Festival de Cenas de 5 Minutos. Ao todo, 12 cenas selecionadas e três convidadas vão compor a programação da primeira edição do evento. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de maio.

Segundo Fabio Moura, um dos responsáveis pelo festival, a ideia surgiu em 2015 e coincide com o surgimento do grupo Panorando. “Essa proposta já vem sendo pensada há quase dois anos. Nossa ideia é juntar artistas de várias linguagens artísticas em um mesmo evento, porque percebemos que o público é muito segregado. Quem assiste teatro, assiste apenas isso. Quem gosta de dança tem eventos só para isso e por aí vai”, explica Fábio. “Queremos, com esse festival, promover um intercâmbio, de forma que o público e os artistas possam experimentar outras linguagens”, completa.

Assim, além das mais tradicionais, como teatro e dança, o grupo resolveu incluir outras expressões artísticas: o circo e a performance. “Nós priorizamos a inclusão do circo e da performance porque percebemos a dificuldade desses artistas de mostrarem seus trabalhos, já que não existem festivais dedicados a essas artes. Por isso, decidimos trazê-los para a conversa”, conta Fábio.

Contemplado por edital do Banco da Amazônia, no final de 2016, o grupo Panorando se prepara, agora, para contabilizar as inscrições para o Festival de Cenas de 5 Minutos. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.panorando.com.br, e enviá-lo, juntamente com um vídeo da cena proposta e três fotos. “O processo de inscrição é bem simples e está tudo descrito no regulamento, no site. Tentamos evitar, o máximo possível, a burocracia, para tentar dar a possibilidade, também, a quem não tem experiência com essas seleções”, afirma o organizador.

O Festival de Cenas de 5 Minutos acontece no dia 15 de julho, no Teatro Amazonas. Os escolhidos serão conhecidos já no próximo mês, quando começa a fase de divulgação. “Nossa intenção é promover um evento que desenvolva as quatro linguagens propostas, em um único dia. As inscrições seguem até o dia 30 de maio e a previsão é divulgar as doze cenas selecionadas, mais as três convidadas, em 12 de junho”, adianta Fábio Moura.

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *