Home > Cidade > Bancos de leite atendem 3,2 mil bebês em nove meses no Amazonas

Bancos de leite atendem 3,2 mil bebês em nove meses no Amazonas

Mais de 3,2 mil bebês prematuros receberam alimento doado para os Bancos de Leite Humano do Amazonas nos primeiros nove meses de 2017. Atualmente, Manaus possui 20 postos de coleta em instituições públicas e privadas. A rede foi ampliada para o interior neste mês.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), no período de janeiro a setembro de 2017, a quantidade de leite humano coletado foi de 1.539 litros e 1.347 litros distribuídos. Essa produção permitiu atender o total de 3.226 bebês prematuros.
Em 2016, os três bancos da rede estadual receberam a doação de 2.154 litros de leite, possibilitando o atendimento de 4.321 bebês prematuros que precisaram do alimento.
Ainda segundo a Susam, o alimento doado é destinado a bebês que por complicações de saúde, logo após o nascimento, internados em UTIs.
“O leite humano que vai para um bebê que está na UTI é tão importante quanto o sangue que vai para uma pessoa vítima de um grave acidente. Salva vidas”, informou a coordenadora estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides.
Interior
O município de Tefé, a 522 quilômetros de Manaus, ganhou um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), com capacidade de produção estimada em dez litros de leite por mês. A unidade foi inaugurada na sexta-feira (20).

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *