Home > Cultura > Carnaval das Tradições realiza 1ª edição no Largo de São Sebastião, em Manaus

Carnaval das Tradições realiza 1ª edição no Largo de São Sebastião, em Manaus

Exaltando as raízes musicais brasileiras, a primeira edição do festival musical “Carnaval das Tradições” acontece no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião, Centro histórico de Manaus. O evento terá acesso gratuito e encerrará a programação do Carnaval 2018.

Ritmos como o chorinho, samba, maracatu, tambor de crioulo, samba de roda e afoxé serão apresentados no Largo por meio dos grupos Chão de Estrela, Malungo Dudu, Vozes do Cativeiro, Eco da Sapopema e Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito.

De acordo com Cristian Ávila, gerente de Patrimônio Imaterial da SEC, o evento traz para a comunidade amazonense os traços da cultura popular que formaram as raízes musicais brasileiras.

“Criamos o ‘Carnaval das Tradições’ porque nós sentimos a necessidade de apoiar o Carnaval das culturas populares. O evento mostrará essa mistura que temos com os povos, principalmente de matriz africana que se instalaram aqui no Amazonas e vem trazendo centenas de tradições musicais, que são a base de nossa cultura em ritmos como o samba de roda e o tambor de crioula, por exemplo”, disse.

Aruanda Pimenta, uma das coreiras do grupo de tambor de crioula Punga Baré – que faz parte do Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito – considera o “Carnaval das Tradições” um resgate das raízes históricas do Brasil.

“Esse tipo de evento é muito importante aqui na cidade para deixar em evidência a cultura popular. É um resgaste ancestral, pois essas manifestações culturais são heranças deixadas para nós e por isso temos a oportunidade de conhecer a nossa própria história”, contou.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC).

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *