Home > Cidade > Em Manaus, Semmas recebe mais de 120 denúncias de queimadas em 6 meses

Em Manaus, Semmas recebe mais de 120 denúncias de queimadas em 6 meses

De janeiro a junho deste ano foram registradas 125 denúncias de queimadas em Manaus. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). O órgão aponta que pode ocorrer um aumento de casos neste segundo semestre, com o início da estação seca.
Em 2016 foram 425 denúncias de focos de incêndio registradas ao longo do ano. Pouco mais de 80% delas foram atendidas pela secretaria.
“No momento mais quente da cidade, as pessoas começam a fazer queimadas de folhas nos quintais. A prefeitura tem um trabalho diário de coleta de lixo”, lembrou o secretário da Semmas, Antônio Nelson.
Neste ano, fiscais dos órgãos já iniciaram o trabalho de inspeção para checar a veracidade das denúncias e orientar a população. Os casos de queimadas se intensificam nos meses de agosto, setembro e outubro.
“Além do aquecimento do local onde está se queimando, as matas ciliares são queimadas e há erosão de igarapés. Também ocorre o desaparecimento de áreas verdes”, apontou o técnico de educação ambiental da Semmas, Alessandro Sampaio.
A prática de queimadas é crime previsto na lei federal 9.605. As multas podem variar entre R$ 4.992 a R$ 24.960. As denúncias podem ser feitas pelo 0800 092 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *