Home > Cultura > Festival leva 11 breves cenas ao Teatro AM

Festival leva 11 breves cenas ao Teatro AM

Um curto tempo para encantar a plateia e os jurados. Esse é o desafio de 11 grupos teatrais de diferentes Estados do País, na oitava edição do Festival Breves Cenas, que inicia nesta quinta-feira, 8, no Teatro Amazonas. Com o mínimo de quatro minutos e 49 segundos e máximo de 15 minutos, os selecionados precisam passar enredo, interpretação

e emoção a quem prestigiar o evento e, assim, garantir o troféu, no domingo, 11.

Com uma programação inteiramente gratuita, o Festival Breves Cenas de Teatro chega à oitava edição sem interrupções em sua realização e como o único evento teatral e competitivo do Amazonas com alcance nacional. Também mantém a exclusividade de ser o pioneiro no formato de cenas curtas na Região Norte.

“Reunir grupos de todo o Brasil permite um intercâmbio entre os artistas e deles com o público. Temos sempre casa lotada, tanto na mostra competitiva no teatro quanto na programação paralela em outros espaços culturais da cidade”, afirma o diretor-geral do festival, Dyego Monnzaho, ressaltando que, a cada edição, a estimativa de público é de 5 mil pessoas, somente no Teatro Amazonas.

Diferentes linguagens — entre as quais, comédia, drama, performance, tragicomédia e teatro do absurdo — estão representadas nas cenas que foram selecionadas para esta edição. Critérios como diversidade da obra; valores estéticos e artísticos; representatividade do objeto de arte em questão, somada a sua originalidade; riqueza de linguagem; valorização da pesquisa; e o seu potencial diálogo estético travado com o público e com os artistas foram levados em consideração pela curadoria para a escolha das montagens. “Recebemos mais de 100 inscritos de todas as regiões do País e teremos um intenso reflexo do panorama teatral brasileiro”, destaca Monnzaho.

Programação

Quinta-feira, 8/6

Abertura

‘Separação de dois esposos’ – Cia. Um de Nós (AM)

‘Tchekhov em solo: Malefícios do tabaco’ – Trupe Andarilhos (RJ)

‘A excêntrica família de clowns’ – Cia. de Teatro Língua de Trapo (AM)

Sexta-feira, 9/6

‘As lavadeiras’ – Cia. 3 Entradas (SP)

‘Recolon’ – Leonardo Scantbelruy (AM)

‘Empoeiradas’ – Casa 407 Coletivo de Teatro (RJ)

‘Grande Edgar’ – Grupo Zona II (CE)

Sábado, 10/9

‘Last Dance’ – Este Coletivo (MG)

‘De encontro’ – Grupo Criatê Arte e Produção(AM)

‘Macacos’ – Cia. do Sal (SP)

‘Matador de Santas’ – Carranca Coletivo (RJ)

Domingo, 11/6

Premiação e shows convidados

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *