Home > Política > Governo federal estuda construir presídio federal em Iranduba, afirma Sérgio Fontes

Governo federal estuda construir presídio federal em Iranduba, afirma Sérgio Fontes

O Ministério da Justiça e Cidadania cogita a construção, em Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), de um dos cinco presídios federais anunciados, em janeiro deste ano, pelo governo federal, segundo informou o titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes. Na tarde de ontem, em Manaus, uma equipe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) reuniu com Fontes e com representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O titular da SSP-AM afirmou que o Depen está fazendo levantamento de locais para instalação dos presídios. “Acreditamos que o Estado do Amazonas e o município de Iranduba têm grandes possibilidades de ser escolhidos, mas ainda é muito cedo para conclusões”, diz secretário.

De acordo com Fontes, a capacidade dos presídios federais é de cerca de 200 presos, mas o secretário alertou que a instalação de uma dessas penitenciárias, no Estado, não interferiria na população carcerária local. “Os presídios federais são para um tipo diferenciado de custodiado. Por isso, não há impacto no sistema prisional estadual”, disse Sérgio, fazendo alusão à população carcerária do Amazonas de 9.190 presos, segundo última estatística divulgada, no dia 28 de abril, pela Seap.

Pelo entendimento do governo federal, os presos encaminhados a presídio federal são os que não podem ficar em prisões estaduais por questões de segurança.

Por meio de assessoria de imprensa, o Ministério de Justiça e Cidadania informou apenas dois dos presídios federais serão instalados no Rio Grande do Sul e em Pernambuco.

Fonte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *