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No AM, gasto médio para o Dia das Mães é de R$ 185

Vestuário, em especial lingerie, estão na preferência dos consumidores para presentear no Dia das Mães, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM). A estimativa é que as vendas no período tenham alta de 2,5%, em relação ao ano passado. Os consumidores devem gastar. em média, R$ 185 com as compras e o setor deve arrecadar uma receita bruta de, aproximadamente, R$ 128 milhões.

Na avaliação da CDLM, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetam negativamente o movimento varejista do Dia das Mães deste ano, apesar da perspectiva positiva em relação ao ano passado. A data é considerada a segunda melhor para o comércio, atrás apenas do Natal.

A pesquisa apontou, ainda, que seis em cada dez consumidores entrevistados vão adquirir o presente do Dia das Mães em shopping, 20% em lojas de departamento e 10% em lojistas do Centro.

Na hora do pagamento, 45% dos entrevistados vão pagar a conta à vista, 25% vão usar o cartão de crédito, 20% vão usar o débito, e apenas 10% vão comprar seus presentes com cartões da própria loja.

A maioria (35%) disse que vai gastar entre R$ 50 e R$ 100 na compra do presente, enquanto 20% deve gastar entre R$ 100 e R$ 150, 10% entre R$ 200 e R$ 250 e 15% acima de R$ 500. De acordo com o estudo, o tíquete médio do presente do Dia das Mães é de R$ 185.

A CDL Manaus perguntou, também, qual a avaliação para o atendimento no comércio em Manaus. Dos entrevistados, 35% classificaram o atendimento como regular, 30% classificaram como bom, 15% como ótimo, 15% classificaram como ruim e 5% como péssimo.

Perfil

A pesquisa da CDL Manaus foi realiza entre os dias 3 e 7 de abril, com 500 pessoas que moram proporcionalmente na zona norte (30%), zona leste (20%), zona oeste (15%), zona centro-sul (15%), zona centro-oeste (15%) e zona sul (5%).

Dos entrevistados, 35% têm renda familiar de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil, 20% renda familiar de R$ 937 a R$ 1,5 mil, 20% uma renda familiar de R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil, 10% uma renda familiar de R$ 2,5 mil a R$ 3,5 mil, 10% uma renda familiar de R$ 4,5 mil a R$ 5,5 mil e 5% uma renda familiar acima de R$ 5,5 mil.

A maioria, 65%, tem idade entre 25 a 44 anos, 20% tem entre 15 a 24 anos e 15% entre 45 e 60 anos. A pesquisa apontou, também, que 70% dos entrevistados que vão presentear estão empregados no comércio.

Fonte: Divulgação

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