Home > Cultura > Parque dos Bilhares recebe o Festival Amazonas de Bandas e Fanfarras

Parque dos Bilhares recebe o Festival Amazonas de Bandas e Fanfarras

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares será palco, no próximo mês de setembro, do Festival Amazonas de Bandas e Fanfarras, que reunirá conjuntos musicais de diversas áreas da cidade e dos municípios da Região Metropolitana de Manaus para uma disputa técnica e cênica, com premiação para os grupos que alcançarem as três primeiras colocações. O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, na Praça da Fogueira, na segunda etapa do parque, das 17h às 22h, e já se encontra com as inscrições abertas na administração dos Bilhares.
O objetivo é resgatar a tradição das bandas e fanfarras na cidade, criando um espaço onde os grupos possam evoluir como expressão cultural que envolve adolescentes, jovens e adultos. O festival, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), encerrará a Semana da Pátria do Amazonas, com distribuição de prêmios para os grupos participantes, nas duas categorias – Bandas e Fanfarras.

A intenção do festival, conforme explica o gestor do Parque Ponte dos Bilhares, Dalison Neto, é abrir espaço e fazer renascer essa expressão cultural na cidade. A estimativa é de que existam hoje, aproximadamente, 50 corporações musicais, entre bandas e fanfarras, pertencentes a escolas públicas estaduais e municipais, além da rede particular.

A estimativa é de que pelo menos 40 grupos participem. O festival contará com um corpo de jurados especialistas que julgarão as bandas nas categorias linhas de frente, corpo coreográfico e corporação musical. “O público vai ver um espetáculo bonito, poder prestigiar, aplaudir e relembrar”, afirma Dalison. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Fonte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *