Home > Economia > Pesquisa do varejo de eletro mostra liderança de rede do AM

Pesquisa do varejo de eletro mostra liderança de rede do AM

A rede de lojas Bemol é recomendada por 75,4% dos seus clientes para amigos e conhecidos, o primeiro lugar no País no nível de recomendação, além de obter a segunda colocação no ranking do varejo de eletro como uma das marcas com maior valor percebido pelos consumidores. O estudo da consultoria CVA Solutions, divulgado ontem no site Exame.com, aponta que o grupo local superou gigantes do setor, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Ricardo Eletro, entre outras.

A pesquisa aplicada em 7.563 mil consumidores de todo o País mostra que as grandes marcas são as mais conhecidas, mas não as preferidas. Os entrevistados avaliaram a atratividade de promoções, facilidade de pagamento, custo de frete, horário de atendimento das lojas, variedade dos produtos, cortesia no atendimento e até o tempo na fila. A pesquisa também mostrou que não há muita diferença entre as empresas e aos preços, mas em relação ao atendimento, as redes regionais se sobressaem.

De acordo com o site Exame.com, cada varejista recebeu uma nota que, dividida pela média do mercado, indicou se ela estava abaixo de seus concorrentes, se acompanhava seus pares ou se estava acima da nota do setor. Uma das primeiras conclusões do estudo é que, em relação aos custos, não há muita diferença entre as empresas. A maior parte das companhias analisadas segue a média quando o assunto é preço. Já na parte dos benefícios, as varejistas que atuam regionalmente saem na frente, aponta o site.

“As marcas locais tendem a se especializar nos costumes e nas preferências do consumidor e, com isso, conseguem adequar o atendimento e o mix de produtos ao público dos lugares que atuam”, explicou o sócio-diretor da CVA, Sandro Cimatti, para o site Exame.com. “Essa proximidade faz com que os clientes prefiram suas lojas, em comparação às lojas de marcas nacionais”, disse.

O site mostra que os primeiros lugares da lista de marcas com maior valor percebido são ocupados por empresas regionais. “A Gazin, primeira da lista, por exemplo, atua principalmente no Sul e no Centro-Oeste e a Bemol é citada como uma das grandes varejistas do Norte”, informa o Exame.com.

Além do valor percebido, a pesquisa analisou a força da marca das redes, ou seja, a capacidade delas atraírem novos clientes. Para isso, os entrevistados tiveram de responder quanto se sentiam atraídos pelas empresas, independentemente de serem consumidores das marcas.

O resultado é bem diferente do ranking anterior. A liderança é ocupada pela Lojas Americanas (10ª no ranking do custo-benefício percebido), seguida de Casas Bahia (que não aparece nos primeiros dez lugares de maior custo-benefício) e Magazine Luiza (7ª na lista de maior custo-benefício). “São empresas que investem pesado na comunicação com possíveis clientes em todo o País”, explica Cimatti da CVA.

No estudo, também foi avaliado o nível de recomendação das varejistas de eletroeletrônicos. Os entrevistados tiveram que responder qual era a probabilidade de eles recomendarem o estabelecimento aos amigos e parentes. O resultado é a diferença entre o percentual das maiores notas e as menores notas.

O site Exame.com cita que mais uma vez, as redes locais saíram na frente. A primeira do ranking é a Bemol, com um nível de recomendação de 75,4%. Em seguida, aparece a Gazin, com 74,9%.

Ranking 1

Posição Marca
1ª Gazin
2ª Bemol
3ª Lojas CEM
4ª Ricardo Eletro
5ª Eletro Shopping
6ª Walmart
7ª Magazine Luiza
8ª Bompreço
9ª Fast Shop
10ª Lojas Americanas
Ranking 2

Marca Nível de Recomendação
1ª Bemol 75,40%
2ª Gazin 74,90%
3ª Eletrocity 70%
4ª Polishop 69,20%
5ª Lojas CEM 68,70%
6ª Angeloni 68,30%
7ª Ricardo Eletro 62,80%
8ª Bompreço 60,40%
9ª Walmart 60%
10ª Lojas Americanas 59%

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *