Home > Cultura > Projeto ‘Palco Giratório’ leva espetáculos e oficinas a cidades do AM

Projeto ‘Palco Giratório’ leva espetáculos e oficinas a cidades do AM

Manaus, Itacoatiara e Parintins estarão na rota amazonense da edição de 20 anos do projeto Palco Giratório, do Sesc. Além dos espetáculos, também serão realizadas oficinas de teatro.

A primeira companhia a se apresentar será o Grupo Fuzuê (CE), com o espetáculo circense ‘Palafita’, dia 2 de maio, em Manaus, no Les Artistes Café Teatro (Av. 7 de Setembro, 377), Centro, às 19h, e dia 4 de maio, em Itacoatiara. ‘Palafita’ é uma proposição de equilíbrio entre dois corpos, ora sobre mãos e pés, ora reconstruindo formas de estar no outro. A apresentação conta com apoio da Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).

A segunda apresentação também ocorrerá em Manaus, dia 18 de maio, com o espetáculo ‘Cinzas ao Solo’, do artista potiguar Alexandre Américo, pesquisador e bailarino com experiência em dança contemporânea e parafolclórica. ‘Cinzas do Solo’ retrata o entendimento de dança do próprio bailarino. Ao utilizar a metáfora do homem que caminha devorando o mundo, o intérprete inicia a busca pela sensação de comunhão com o todo, de ancestralidade e de atemporalidade.

Além dessas apresentações, até o mês de setembro, o circuito promoverá mais cinco espetáculos, no Amazonas: ‘Finita’, da solista carioca Denise Stutz; ‘Abrazo’, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN); ‘Maiêutica’, da intervencionista mato-grossense Raquel Mützenberg; ‘Fui’, do grupo paranaense CiaSenhas de Teatro; e ‘Lete’, do grupo Baradera Companhia de Teatro.

Todos os espetáculos são gratuitos e o Sesc divulgará as cidades, datas e locais conforme a proximidade das apresentações.

 

Formação

No dia 1º de maio, abrindo oficialmente os trabalhos do Palco Giratório, na capital amazonense, será realizada a oficina ‘Corpo, Imagem e Sobre Peso’, que tem como objetivo compartilhar a pesquisa técnica e artística desenvolvida pelo Grupo Fuzuê na construção dos trabalhos ‘Palafita’ e ‘Desistência Poética’.

A oficina terá carga horária de seis horas e acontecerá das 13h às 19h, na sala de dança do Sesc Centro (Rua Henrique Martins 427). Para participar é preciso preencher o formulário, disponível no site do Sesc — www.sesc-am.com.br — e enviar até dia 30 de abril para o e-mail artescenicas.sescam@gmail.com.

O circuito também promoverá mais dez oficinas, dois ‘Pensamentos Giratórios’ — onde o público tem a oportunidade de discutir e refletir junto à companhia sobre a obra apresentada — e um intercâmbio. As oficinas serão realizadas em Manaus e Parintins e também terão suas datas divulgadas conforme sua proximidade.

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *