Home > Cidade > Região Norte: alunos priorizam deficientes e segurança

Região Norte: alunos priorizam deficientes e segurança

Para os jovens estudantes do Ensino Médio da Região Norte, atenção às pessoas com deficiências (86,8%), segurança (81,7%), boa infraestrutura (80,2%) e ética e participação social (77,7%) são os itens de maior importância e menor satisfação em relação a suas escolas. É o que revela a pesquisa Repensar o Ensino Médio, iniciativa do Todos Pela Educação, que contou com apoio do Itaú BBA e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com realização da Multifocus.

A segurança é mais importante em três regiões: Centro-Oeste, Sul e Nordeste. No Sudeste, ser ouvido pela direção é o 2º atributo mais importante. No Sul, a formação profissional é o 3º mais relevante. Atenção às pessoas com deficiência é o mais importante no Norte e Sudeste e apenas no Nordeste não aparece entre os quatro prioritários, sendo o mais relevante o comprometimento dos alunos.

A pesquisa mostrou que, no País, os jovens estudantes do Ensino Médio estão atentos aos valores transmitidos pelas escolas brasileiras e à atuação docente. Para eles, a escola ideal se preocupa com a inclusão e assegura o mínimo de infraestrutura para garantir uma Educação de qualidade. Na percepção dos jovens entrevistados entre setembro e outubro de 2016, segurança, atenção às pessoas com deficiência, professores assíduos e boa infraestrutura são, ao mesmo tempo, os itens de maior importância e menor satisfação em relação a suas escolas.

Compromisso

O estudo – que ouviu a opinião de 1.551 jovens entre 15 e 19 anos sobre os professores, a participação social e a Educação Técnica – dá pistas sobre o que deve estar no radar de gestores, educadores e especialistas em relação às políticas públicas educacionais voltadas para a juventude, segundo os responsáveis pelo trabalho. Mas os motivos de incômodo não se restringem aos atributos externos. Os estudantes também apontam o próprio comprometimento e comportamento nas aulas como algo de alta relevância e baixa satisfação em relação à escola, indicando que entendem a Educação como um compromisso de todos da comunidade escolar.

Aulas de informática é o item mais insatisfatório na média nacional. Segurança e comprometimento dos alunos estão entre os menos satisfatórios em três regiões: Sul, Sudeste e Norte. Infraestrutura é menos satisfatória no Norte e Nordeste. A insatisfação com o ensino da Língua Inglesa e com o envolvimento da comunidade é mais alta no Centro-Oeste. No Sudeste, a presença dos professores é um dos itens menos satisfatórios.

Entre os atributos mais relevantes do professor de Ensino Médio, a paixão pela profissão é o atributo nº 1 para os estudantes das regiões Sul e Centro-Oeste. No Norte e Nordeste, um atributo de grande relevância é a cobrança de comprometimento dos alunos. No Norte, 79,9% defendem que o professor tenha foco nos vestibulares, 79,7% que cobrem comprometimento dos alunos, 76,5% que tenham paixão pela profissão e, 74,4% que tragam exemplos práticos do cotidiano.

A pesquisa mostra, ainda, que a desistência do magistério é maior entre os jovens das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já a rejeição desde sempre é mais elevada no Norte e no Sul. Na Região Norte, 66,3% nunca pensaram em seguir a carreira, 21,9 pensaram, mas desistiram da ideia.

Ainda que a maioria dos jovens entenda o Ensino Médio como uma ponte para a Educação Superior, grande parte deles vê com importância uma formação básica que prepare para a vida profissional – 77,6% dos estudantes, na média nacional, atribuem grau de importância 9 ou 10 para matérias dirigidas à formação profissional, técnica e aconselhamento.

Além disso, 76,5% dos estudantes aprovariam a substituição de um terço das matérias do Ensino Médio por disciplinas técnicas a escolha do estudante, caso a carga horária diária da etapa fosse de cinco horas. A aceitação é maior na região Nordeste (85,5%), e menor na região Sul (44,6%). Na Região Norte, a aceitação é de 67,9%.

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *