Home > Cidade > São Gabriel da Cachoeira, no AM, recebe força tarefa contra malária

São Gabriel da Cachoeira, no AM, recebe força tarefa contra malária

Uma força tarefa para intensificação de ações de combate à malária deve ser enviada para o município de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 km de Manaus. Uma equipe técnica composta por doze profissionais com experiência no controle da malaria será responsável pela ação. O município tem 24,35% do total de casos de malária registrada no Estado, com 5.850 notificações este ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), devem ser enviados para o município: um veículo de Ultra Baixa Volume (fumacê), insumos de laboratório e testes rápidos para o diagnostico da malária, bombas para nebulização espacial e intradomiciliar, materiais informativos e de educação em saúde, e medicamentos.

O objetivo da equipe da força tarefa em São Gabriel da Cachoeira é desenvolver, em conjunto com a secretaria de saúde local, demais secretarias municipais, Distrito de Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Alto Rio Negro, Exército brasileiro, ações integradas de prevenção e controle.

O corpo técnico da FVS permanecerá no município até dia 26 de maio.

Formas de Prevenção
Não existe vacina para malária, e a recomendação é que a população não permaneça em áreas de risco como igarapés e florestas, no período no fim da tarde e início da noite. Se permanecer, evitar a picada do mosquito, com uso de repelentes, calças e camisas de manga longa e uso de mosquiteiro impregnado.

Fonte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *