Home > Cultura > Servidores de Cultura do Estado fazem manifestação por reajuste salarial no Largo S. Sebastião, em Manaus

Servidores de Cultura do Estado fazem manifestação por reajuste salarial no Largo S. Sebastião, em Manaus

Um grupo de servidores da Secretaria de Estado de Cultura (Sec) realizou uma manifestação para pedir reajuste salarial, plano de saúde, vale alimentação e melhores qualidades de trabalho. O ato aconteceu em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, neste sábado (14). Os manifestantes informaram que aguardam por uma resposta do Governo do Amazonas a respeito das reivindicações.

De acordo com o montador de orquestra Victor Martins, de 30 anos, os servidores de cultura não tem benefícios que deveriam ser de direito e essenciais para os trabalhadores. Com isso, eles acabam por ter que arcar com despesas como alimentação e transporte.

“Não temos plano de saúde, vale transporte e alimentação. O Estado está defasado. Pessoas pagam para trabalhar. Temos salários baixíssimos e decidimos pleitar por nossos direitos com este ato”, disse Martins.

De acordo com ele, as reivindicações feitas pela categoria são 35% de reajuste salarial, dos anos de 2015 a 2018, planos de saúde, vale transporte e alimentação, elaboração de planos de Cargos e Carreiras, adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação por participação em eventos, além de valorização, incentivos e políticas públicas efetivas.

Para o assistente técnico administrativo da Sec, Caio Miranda, de 31 anos, as reivindicações da categoria são básicas para o trabalho dos servidores. “Precisamos de uma realidade digna para os servidores trabalharem, sem precisarem ter um outro emprego para ter uma renda para sobreviver. Já fizemos instalações elétricas por nós mesmos em eventos, para que acontecesse, por exemplo”, comentou.

O que diz a SEC
Procurada pelo G1, a SEC afirma que o atual titular da pasta, Denilson Novo, reuniu com os representantes dos servidores públicos lotados no órgão, com o intuito de ouvir e encaminhar as reinvindicações apresentadas para providências possíveis.

“O secretário esclareceu o seguinte: o reajuste da remuneração (datas-bases atrasadas) está em análise pelo Governo, que está tomando as medidas possíveis para atender a todos os servidores públicos do Estado”, informou a SEC.

A pasta também disse que identificou a existência de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores do órgão. “Quanto ao benefício do vale refeição, o órgão adianta que a proposta para reativação do pagamento já foi encaminhada para análise da Secretaria de Estado da Administração e Gestão (Sead)”, finalizou o comunicado.

Fonte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *