Home > Cidade > Sociedade Brasileira de Cardiologia oferece atendimentos gratuitos no Parque do Idoso

Sociedade Brasileira de Cardiologia oferece atendimentos gratuitos no Parque do Idoso

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Tratamento à Hipertensão Arterial, médicos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, seccional Amazonas (SBC-AM) vão fazer atendimentos gratuitos nesta quinta-feira (27), das 9h às 17h, no Parque do Idoso (Rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças). Os especialistas vão atender no local com aferição da pressão e orientações sobre qual a condição de suas pressões arteriais e que medidas devem ser adotadas por cada um deles diante do resultado do exame.

Ao longo desta semana, a SBC-AM vem alertando sobre o tema e os cuidados básicos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, sono de qualidade e aferição da pressão arterial em todas as idades. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que, em 2017, 108.600 pessoas morreram no País, até esta semana, por doenças relacionadas ao coração. A maioria dos problemas cardíacos é agravada por outra doença que tem diagnóstico fácil, desprezado pelas pessoas: a hipertensão arterial.

Em Manaus, cardiologistas da SBC Amazonas aderiram à campanha nacional ‘Movidos pelo coração’ e ‘Eu sou 12 por 8”’ e alertam que cuidados simples e hábitos saudáveis podem aumentar, em média, 16,5 anos a expectativa de vida de quem é diagnosticado com hipertensão.

“A campanha tenta chamar atenção da sociedade e das pessoas sobre o problema que é a falta de controle da hipertensão arterial e o quanto em qualidade de vida as pessoas podem ganhar fazendo o diagnóstico e mudando hábitos. Há os que ignoram por completo a necessidade de saber qual a medida de sua pressão. Mas há também os que, tomando conhecimento, não adotam atitudes para melhorar a saúde”, afirmou o cardiologista e presidente da SBC-AM, Marcelo Moco Fernandes.

“Além dessa atividade com a comunidade sobre o alerta à hipertensão arterial, também temos um programa de educação continuada e fizemos essa parceria com a Liga de Cardiologia, que é formada por alunos das faculdades Nilton Lins, UEA e Ufam. A ideia é ajudar na formação dos alunos e dos residentes. Há seminários todo mês e este mês será sobre a hipertensão”, explicou Marcelo Fernandes.

Fonte: D24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *