Home > Política > Temer recebe presidente da Macedônia no Palácio do Planalto

Temer recebe presidente da Macedônia no Palácio do Planalto

Um uma inédita visita oficial ao Brasil, o presidente da Macedônia Gjorge Ivanov foi recebido nesta terça-feira (12) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Ivanov e Temer vão ter uma reunião e, em seguida, almoçam juntos no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Durante a visita ao Brasil, Ivanov também vai inaugurar a embaixada de seu país em Brasília. A representação abriu as portas em maio de 2016, sendo a primeira embaixada da Macedônia na América Latina. No mês seguinte, o embaixador Ivica Bocevski entregou cartas credenciais a Temer.
A visita oficial de Ivanov teve início na segunda (11), quando ele se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O giro pelo Brasil ainda prevê encontro com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), na próxima sexta-feira (15).
Segundo a embaixada da Macedônia, a visita de Ivanov é a primeira de um presidente do país ao Brasil. O objetivo é estreitar as relações, em especial na área econômica.
De acordo com o Itamaraty, em 2016 o comércio bilateral entre os países movimentou US$ 19,78 milhões, registrando superávit de US$ 13,3 milhões para o Brasil.
Parte da antiga Iugoslávia, a Macedônia integra as Nações Unidas desde 1993. O Brasil reconheceu a independência do país em 1995 e estabeleceu relações diplomáticas em 1998.
A Macedônia tem sistema de governo parlamentarista, com o primeiro-ministro eleito pela Assembleia Nacional. Já o presidente é escolhido por meio de eleições diretas para um mandato de cinco anos. Desde 2009 no poder, Ivanov está no segundo mandato.

Almoço
Em almoço com Ivanov no Palácio do Itamaraty, após a reunião no Planalto, Temer destacou a inauguração oficial da embaixada.
“O fato de a Macedônia escolher o Brasil para essa embaixada e, também para visitar o nosso país, significa, por parte da Macedônia, o reconhecimento da importância Brasil no cenário mundial”, disse.
Temer afirmou que o Brasil quer incrementar o comércio com a Macedônia e citou acordo firmado em anos anteriores na educação e para isenção de vistos entre os dois países.
“Ao possibilitar a livre ciruclação de pessoas, estamos possibilitando viagens de turismo e de negócio”, afirmou.
O presidente ainda lembrou que a Macedônia já compra frango e carne bovina do Brasil e informou que o país europeu vai avaliar abrir seu mercado para a carne suína brasileira. “Esperamos que dê certo”, disse Temer.

Fonte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *